Sustentabilidade é Acção (blogue original)

Sustentabilidade é Acção (blogue original)
Novas mensagens apenas no blogue Sustentabilidade é Acção (clique na imagem). 2022

30 de janeiro de 2013

INTERVIR - Salvar as abelhas

Muitas vezes as pessoas esquecem-se de parar para pensar na importância que gestos, aparentemente pequenos, têm.

Um deles é utilizar pesticidas...
Porque os pesticidas nao são específicos para a "peste" que queremos erradicar e, como em qualquer conflito, os chamados "danos colaterais" acontecem.
Ora não é com displicência que eles devem ser vistos, nem os pesticidas, nem os "danos colaterais" - perdem-se vidas "inocentes" e, acima de tudo, muito importantes: abelhas!

Imagem retirada daqui
[E isto já para não falar em muitas outras espécies benéficas para nós e para os ecossistemas..., mas fiquemo-nos só por elas, as Raínhas do Sol, que nos fornecem mel, cera e tantas mais coisas boas, benéficas e úteis!]
As abelhas polinizam as plantas, saltando de flor em flor e promovendo a reprodução de muitas e variadas (para não dizer todas) as espécies de árvores, arbustos, ervas e legumes quilómetros em redor da sua colmeia.
Não é preciso citar dados científicos, pois é algo que todos sabemos, até as nossas crianças, pois já o filme Bee Movie - a história de uma Abelha alertou para esse facto.

Ora, se o uso de pesticidas em geral, mas especialmente os com compostos nicotinóides (da família do tabaco, não é à toa que elas ficam mal com o fumo...), porque não bani-los?!?
A União Europeia vai a votação amanhã, dia 31 de Janeiro, para decidir isso mesmo, como noticia o Correio da Manhã aqui.
Então, porque não realizar um gesto, também por muitos considerado pequeno e inconsequente, e juntar a sua voz a milhares de outras, assinando a petição "Horas para banir os assassinos de abelhas" que o Avaaz promove?
É fácil, rápido (depois do primeiro registo, assinar outras petições faz-se simplesmente inserindo a morada de e-mail e carregando em "Sign Petition") e já muitas petições tiveram sucesso! :-)

E, se forem um passo mais além e divulgarem e partilharem esta e outras petições e acções, estarão a fazer a diferença!

Não menosprezem os pequenos actos, nem a importância desses pequenos insectos a quem devemos tanto.

Assinem, partilhem e ajam!

2 comentários:

  1. Olá Sónia

    Parabéns pelo excelente texto, e pelos links :)

    Mesmo sem muito tempo livre, as abelhas nossas companheiras merecem a nossa atenção.

    Espero que apetição, assinada por mais de 2 milhões, tenha influência!

    Beijinhos e obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manuela! :-)

      Mais de 2 milhões de pessoas a mostrar a sua posição influenciou de certeza, mas tenho pena que fique á discrição dos estados-membros seguirem a recomendação ou não (http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2013/01/31/bruxelas-propos-aos-27-proibicao-de-pesticidas-devido-a-impacto-nas-abelhas)...
      Mas já não é mau! Pelo menos a França, a Itália, a Alemanha, a Holanda e a Eslovénia já mostraram ter dois dedos de testa, por isso a ver se os outros, incluindo e especialmente Portugal, fazem o mesmo.

      Beijinhos e bom fim-de-semana!

      Eliminar