Sustentabilidade é Acção (blogue original)

Sustentabilidade é Acção (blogue original)
Novas mensagens apenas no blogue Sustentabilidade é Acção (clique na imagem). 2022

26 de abril de 2012

Energia - Construir e usar um fogão foguete

Um fogão foguete é um pequeno fogão eficiente, que usa como fonte de energia pequenos galhos ou ramos, restos de poda.

É fácil de construir, basta pouco mais que 5 latas - 1 grande (de tinta, por exemplo) e 4 pequenas (de feijão ou outros alimentos enlatados), luvas de trabalho, tesoura de cortar lata, e alguma habilidade.

É prático de usar, e indicado sobretudo para o exterior, quando o tempo convida.

A facilidade de execução e a eficiência, fazem do fogão foguete um dos principais elementos demonstrativos da permacultura, a par da espiral e ervas e do trator de galinhas. Mas o melhor é ver a explicação abaixo do Ricardo Marques, na entrevista ao Porto Canal há cerca de um ano.



E algumas fotos da execução de fogões foguete (que agradeço ao Ricardo Marques), tiradas no 1º Curso de Planeamento em Permacultura do Porto .










      






17 de abril de 2012

INTERVIR - Apelar à abolição dos pesticidas


Imagem retirada daqui
Com a chegada da Primavera, as autarquias iniciam a aplicação de pesticidas em áreas públicas.


No entanto, isto leva à poluição do ambiente e da água com esses produtos, à destruição de espécies importantes para os ecossistemas (por exemplo, as abelhas) e pode originar intoxicações em pessoas e animais que brinquem ou passeiem nos parques tratados!

 

Imagem retirada daqui

Seja uma voz activa na sua comunidade e alerte todos para este perigo. Juntem-se e dirijam-se às juntas de freguesia e autarquias, exigindo que se acabe com o "Verde contaminado" das cidades!
Para que todos possam usufruir dos espaços verdes urbanos em segurança.




Anexo fica, a título de exemplo, uma carta enviada por uma cidadã preocupada ao presidente da junta de freguesia da sua área de residência:

"4 de Abril de 2010

Refª.: Aplicação do herbicida „Spasor“ nas bermas da fregusia

Caro Sr. Presidente da Junta de freguesia,
recebi a sua carta de 15/6/2010 em resposta à minha primeira carta, que desde já agradeço. Em especial aprecio a clareza e a informação detalhada sobre o herbicida usado contra a vegetação, que cresce nas bermas. A clareza e a transparência são qualidades muito positivas na política de hoje.

No entanto, lamento ter que discordar da utlização do herbicida. Tenho conhecimento que dezenas e talvez centenas de freguesias por esse país fora, utilizam herbicida. Essa situação é deveras preocupante, porque não está de forma alguma garantida a inocuidade desse herbicida.

É vendido apenas com uma autorização provisória (autorização de venda provisória nº 0044, válida até 2016, emitida pela Direcção Geral de Protecção das Culturas). Isto indica que o produto está ainda numa fase de experiência e que ainda é desconhecido o seu verdadeiro impacto ambiental. Portugal poderá estar a ser uma „cobaia“.

É a própria empresa que comercializa o herbicida, a Manuquímica, que emitiu o Certificado de Compatibilidade Ambiental. Isso é preocupante. Terá o herbicida sido devidamente analizado e testado sobre a sua verdadeira toxicidade por algum instituto português independente? Tudo indica que não. Que resíduos tóxicos permanecem no solo e na água sem se degradarem e por quanto tempo?

O herbicida „Spasor“ é produzido pela Monsanto Company, o que constitui um novo factor muitíssimo preocupante. A Monsanto é tristemente conhecida por propagar e vender 90% sementes OGM (organismos geneticamente modificados) Também foi a Monsanto que desenvolveu tóxicos catastróficos como o „agent orange“.

O herbicida poderá estar a poluir milhões de metros cúbicos de água, que entrarão nos lençois friáticos e nas reservas de água potável e de consumo. Que água iremos beber daqui a alguns anos? Será a Monsanto, que nos vai vender água potável?

A ficha técnica menciona sob a alínea, Riscos e Precauções: „ Manter fora do alcance das crianças; não comer nem beber durante a aplicação; não respirar os vapores; em caso de ingestão consultar imediatamente o médico e mostrar-lhe a embalagem ou o rótulo.“ Isso significa que após aplicação, crianças, adultos e animais domésticos se devem afastar das bermas das ruas, pois as mesmas são tóxicas.

Gostaria de mencionar ainda que, as plantas que crescem nas bermas não são infestantes, mas sim plantas que crescem ali naturalmente, não são pragas nem parasitas.

Recordo também que a aplicação de herbicida não é a mais económica, pois exige mais mão-de-obra, que a máquina de cortar ervas, que é a alternativa ao herbicida. A freguesia e o município já adquiriram estas máquinas, que estão paradas.

POR FAVOR NÃO MATE AS FLORES, QUE ESTÃO A CRESCER, NÃO DESTRUA O VERDE, TRANSFORMANDO AS BERMAS NO NEGRO DA MORTE.

POR FAVOR PENSE NOS NOSSOS FILHOS, NETOS E NAS GERAÇÕES QUE ESTÃO PARA VIR. AJUDE A CRIAR UM FUTURO BOM PARA ELES.

CONTRIBUA PARA QUE AQUELES QUE HOJE SÃO CRIANÇAS O RECORDEM COMO O PRESIDENTE DA JUNTA QUE PROTEGEU A NATUREZA.

Por favor não deite herbicida à porta de minha casa, porque este mata também plantas dentro do meu jardim e provoca a erosão do declive habitado por trevos.

São estes os meus pedidos.
Com muitos cumprimentos subscrevo-me"

9 de abril de 2012

INTERVIR - Escolha uma causa e lute por ela!

Quando nos surge o ímpeto de salvar o planeta, ficamos assoberbados com a quantidade de coisas a fazer e sentimo-nos impotentes para ajudar.
Contudo, como disse Edmund Burke na citação preferida da ManuelaNinguém cometeu maior erro que aquele que não fez nada, só porque podia fazer muito pouco“. 

Como inspiração para colocar mãos à obra, aqui ficam algumas palavras dos autores do livro "50 coisas simples que você pode fazer para salvar a Terra - edição actualizada":

Imagem retirada desta lista fantástica!
"(...)ideia: escolher algo em que trabalhar e fazer um esforço sustentado e esforçado nessa direcção. É a maneira mais satisfatória e eficaz de ajudar a cuidar do planeta – talvez a única."
"A acção ambientalista não é algo a evitar. É um modo de confirmar o nosso amor pela família, pela comunidade, pela Terra e a vida em si."

"(…) não importa que temas escolhamos para trabalhar (…) porque estão todos interligados."
"É o círculo da vida que nos sustém a todos. Basta escolher um tema e deitar mãos à obra." 

"Até que ponto precisa de se dedicar? Depende de si. Experimente. Encontre um nível de empenhamento com o qual se sinta bem e apegue-se a ele. Não permita que algo o faça sentir remorsos por “não fazer o suficiente”."
"O que interessa é não desistir (...). Assumir um compromisso não é mais do que tornar esses passos parte da sua vida.”

Escolha um assunto que lhe seja familiar e/ou desperte grande interesse e lute por ele: envolva-se e envolva a sua comunidade!
Imagem retirada da internet
E não se esqueça de incluir as crianças, pois elas são um importante factor de mudança na nossa sociedade e delas depende o futuro do nosso planeta - inspire-as com o "50 coisas simples que as Crianças podem fazer para salvar a Terra!

Escolha uma causa e lute por ela! O planeta e todos os seres vivos nele agradecem!

2 de abril de 2012

ÁGUA - Armazenar água da chuva

Numa altura de seca extrema (como a que Portugal atravessa agora, com a ocorrência de grandes incêndios e a perda de culturas e animais por falta de água), torna-se essencial saber como poupar este bem precioso e escasso.

aqui, aqui, aqui, aqui e aqui foram deixadas algumas dicas de poupança de água, mas pode fazer mais do que apenas poupar no seu consumo.

Uma das coisas que pode fazer é armazenar água da chuva e, mais tarde, utilizá-la para regar as suas plantas, lavar a roupa e muito mais. Aqui ficam alguns exemplos:

Imagem retirada daqui


- através dum conjunto de canos que á colectam no telhado (calhas/algerozes) e pavimentos exteriores (inclinação do pavimento/tubagens subterrâneas) para uma cisterna, filtrando-a e tendo-a disponível para uso com uma canalização paralela à do seu fornecedor de água potável para consumo como referido no Planeta Sustentável e no Relações Ecológicas;




Imagem retirada daqui





 - acoplando um dispositivo de armazenamento aos algerozes/caleiras;








Imagem retirada daqui


- utilizando mobiliário de jardim desenhado para o efeito;






Imagem retirada daqui






 - ou até em quando sai de casa!





Faça como puder, mas não desperdice a água potável que nos cai do céu!

Mas deixamos aqui um AVISO IMPORTANTE:  toda e qualquer ÁGUA PARADA DEVE ESTAR TAPADA de modo a impedir a proliferação de mosquitos, que podem transmitir várias doenças graves, como a Leishmaniose (comum em Portugal), a Malária e a Dengue, emtre outras.
Imagem retirada daqui