Sustentabilidade é Acção (blogue original)

Sustentabilidade é Acção (blogue original)
Novas mensagens apenas no blogue Sustentabilidade é Acção (clique na imagem). 2022

21 de março de 2012

Resíduos - Compostagem


Imagem obtida em CMSeixal
A amiga Sóniaaqui deixou muitas maneiras e exemplos de como reduzir a quantidade de lixo orgânico produzido. 

Como diz a regra, começamos com o R de reduzir, não comprando alimentos em excesso, seguimos com R de reutilizar, por exemplo aprendendo a cozinhar receitas com os restos de outras refeições, e acabamos com o R de reciclar, transformando  os resíduos orgânicos são transformados num excelente fertilizante para a agricultura - a compostagem. 

Agora, um pouco mais de detalhe sobre a compostagem, vindo do blogue Sustentabilidade é Acção:



"O que é a compostagem?

A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição dos resíduos domésticos por acção de microrganismos que na presença de oxigénio (processo aeróbio), originam uma substância designada composto.

O composto que se obtém no fim do processo poderá ser utilizado como adubo, uma vez que melhora substancialmente a estrutura do solo. O composto possui fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos patogénicos que perturbam o solo e as plantas.

A compostagem doméstica é um processo que não requer conhecimentos técnicos, é simples, é economicamente e ecologicamente sustentável, uma vez que implica a redução dos resíduos domésticos a enviar para o aterro sanitário, através da sua transformação num composto fertilizante que pode ser usado como nutriente e correctivo do solo nos jardins, hortas e quintais, bem como, em vasos e floreiras, não estando este processo confinado a todas as pessoas que têm a sua vida compartimentada em espaços urbanos, com o jardim reduzido a uns vasos e a umas floreiras na varanda ou mesmo em casa. " (Fonte: Guia Prático de Compostagem Doméstica da APASADO)

Na compostagem industrial entram praticamente todos os resíduos orgânicos, mas na compostagem caseira há que evitar certos restos para não causar maus cheiros ou chamar insectos indesejáveis ou ratos. Há também que ter cuidados com o arejamento e a humidade, alternar secos com verdes. Os tipos de compostores são os mais variados, e até se pode fazer compostagem sem contentor.

Para saber mais sobre compostagem e compostores, consulte o manual Compostagem Doméstica - Na Natureza tudo se transforma ou o Guia Prático de Compostagem Doméstica  e veja a seguinte aula de compostagem caseira na Horta da Formiga da Lipor. (imagens obtidas na net)
 

12 de março de 2012

Transportes e Energia - Andar de Bicicleta

Imagem retirada daqui
Andar de bicicleta tem múltiplos benefícios para a saúde (é um tipo de exercício físico muito completo, beneficiando corpo e mente) e para o ambiente (deslocamo-nos sem poluir e sem consumir combustíveis que não a nossa própria energia).


Mas existem outras razões para andar de bicicleta. Uma delas é... POUPAR ENERGIA!

Já há quem use a bicicleta para gerar energia para os seus electrodomésticos pedalando em bicicletas estacionárias ou em bicicletas normais, mas sabia que também pode utilizar a bicicleta como máquina de lavar roupa, bomba de água, misturadora e até debulhadora?

Imagem retirada daqui
E têm ainda mais valor quando são construídas com peças de bicicletas velhas como fazem na Associação Maya Pedal (Guatemala): as "bicimáquinas".


Vídeo retirado daqui

Pedale na sua bicicleta de forma segura e divertida enquanto protege o ambiente e produz energia!



2 de março de 2012

Consumo - "O bom consumidor"

Todos nós somos consumidores, mas será que somos consumidores conscientes?
Ser consumidor consciente é:

- utilizar os objectos (roupa, mobiliário, etc.) durante o seu tempo de vida máximo (ignorando modas e tendências), reparando-os quando necessário e, depois disso, reutilizando-os, vendendo-os, trocando-os ou dando-os a quem lhes dê bom uso;
Imagem retirada daqui
- escolher correctamente de entre as várias opções que existem, baseando-se em dados concretos e isentos (por exemplo, os fornecidos por associações de defesa do consumidor)
Imagem retirada daqui
- comprar apenas aquilo de que necessita, resistindo a promoções ou descontos em produtos que não lhe fazem falta;
Imagem retirada daqui
- ter consciência que o consumo não implica consumismo, que todo o consumo implica uso de recursos naturais, polui e tem consequências sociais, dando preferência por produtos biológicos e locais, ou, quando estes não existam, de comércio justo;
Image, retirada daqui
- não se endividar para comprar algo, pois apenas estará a contribuir para um sistema económico que está em colapso, para manter as corporações saudáveis e potenciar a crise, além de colocar em risco a sua própria subsistência e a da sua família;
Imagem retirada daqui
- intervir, divulgando a noção de consumo consciente e alertando os outros para as consquências nefastas do consumismo, de modo a que todos nos tornemos consumidores conscientes!
Imagem retirada da internet
Não seja um "bom consumidor"!!!