Sustentabilidade é Acção (blogue original)

Sustentabilidade é Acção (blogue original)
Novas mensagens apenas no blogue Sustentabilidade é Acção (clique na imagem). 2022

2 de abril de 2012

ÁGUA - Armazenar água da chuva

Numa altura de seca extrema (como a que Portugal atravessa agora, com a ocorrência de grandes incêndios e a perda de culturas e animais por falta de água), torna-se essencial saber como poupar este bem precioso e escasso.

aqui, aqui, aqui, aqui e aqui foram deixadas algumas dicas de poupança de água, mas pode fazer mais do que apenas poupar no seu consumo.

Uma das coisas que pode fazer é armazenar água da chuva e, mais tarde, utilizá-la para regar as suas plantas, lavar a roupa e muito mais. Aqui ficam alguns exemplos:

Imagem retirada daqui


- através dum conjunto de canos que á colectam no telhado (calhas/algerozes) e pavimentos exteriores (inclinação do pavimento/tubagens subterrâneas) para uma cisterna, filtrando-a e tendo-a disponível para uso com uma canalização paralela à do seu fornecedor de água potável para consumo como referido no Planeta Sustentável e no Relações Ecológicas;




Imagem retirada daqui





 - acoplando um dispositivo de armazenamento aos algerozes/caleiras;








Imagem retirada daqui


- utilizando mobiliário de jardim desenhado para o efeito;






Imagem retirada daqui






 - ou até em quando sai de casa!





Faça como puder, mas não desperdice a água potável que nos cai do céu!

Mas deixamos aqui um AVISO IMPORTANTE:  toda e qualquer ÁGUA PARADA DEVE ESTAR TAPADA de modo a impedir a proliferação de mosquitos, que podem transmitir várias doenças graves, como a Leishmaniose (comum em Portugal), a Malária e a Dengue, emtre outras.
Imagem retirada daqui

4 comentários:

  1. Muito boas dicas, Sónia! A água está a ficar tão escassa que poupar e não desperdiçar já não chega, é preciso mesmo armazenar a água da chuva.

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de mencionar os lagos como o Sepp Holzer fez em Tamera (http://www.youtube.com/watch?v=xp33Sm9oVr8), mas este comentário já colmata isso! ;-)

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada Cláudia! :-)
      Beijinhos e continuação de bom fim-de-semana! :-)

      Eliminar