Sustentabilidade é Acção (blogue original)

Sustentabilidade é Acção (blogue original)
Novas mensagens apenas no blogue Sustentabilidade é Acção (clique na imagem). 2022

2 de novembro de 2011

Dicas sustentáveis - Energia


ENERGIA
Poupe energia. Prefira equipamentos eficientes, e não os deixe ligados mais do que é preciso.

1.    Sempre que for o último a sair de um compartimento da casa apague a luz. Instale detectores de presença que desligam as luzes quando uma sala está desocupada.
2.    Prefira sempre que possível a luz natural.
3.    Tente isolar as frestas das janelas e portas para evitar perdas de energia em casa; feche as cortinas para evitar as trocas de energia.
4.    Tente manter as lâmpadas e os globos ou protectores de lâmpadas bem limpos para que a energia gasta seja aproveitada na totalidade. As lâmpadas limpas gastam menos energia.
5.    Prefira  lâmpadas economizadoras
6.    Apague completamente a televisão, o vídeo ou o sistema de som quando não se usa;  Não utilize o stand by, pois consome energia;
7.    Não deixe carregadores ligados á tomada. Consomem energia, que pode verificar pela temperatura do s mesmos.
8.     Diminua pelo menos  1º C o aquecimento em casa, mantenha as janelas fechadas enquanto aquece, vista roupa mais quente.
9.    Se precisa de comprar electrodomésticos, opte pelos classe A+ ou A++. Podem ser mais caros na compra, mas acabam por ficar mais baratos no consumo e para o ambiente.
10.    Frigorífico:  Mantenha a parte traseira limpa, ventilada e afastada de qualquer fonte de calor.  Não abrir as portas continuamente nem deixe que se formem placas de gelo.
11.    Sempre que abrir o frigorífico retire tudo o que precisa de uma só vez e rapidamente.
12.    Mantenha a temperatura do frigorífico acima dos 5-6ºC. Temperaturas inferiores são inúteis e aumentam o consumo de energia em 7-8%. Apalpe a comida que está no frigorífico, se estiver gelada, o botão está regulado para temperaturas demasiado baixas. Para poupar energia, aumente ligeiramente a sua temperatura.
13.    Quando estiver a aquecer um qualquer alimento, coloque a tampa para poupar energia.
14.    Máquina de Lavar Louça: Ligue-a à torneira da água fria (aquecendo-a com a sua resistência consome bastante menos que trazendo a água quente da rede); Limpe os restos de comida que ficam no filtro;
15.     Máquina de Lavar Roupa: utilize-a quando haja uma quantidade de roupa suficiente;  a menos que a roupa esteja muito suja, lave-a com água fria.
16.      Ferro de Passar Roupa: utilize-o quando haja  uma quantidade de roupa suficiente;  desligue o ferro um bocado antes de acabar  de passar.
17.    Máquina de Secar Roupa : Evite usá-la. Aproveite o calor do sol e o vento, prefira o estendal  para secar a roupa.
18.    Evite o uso do ar condicionado. Se necessitar mesmo de o usar, não o faça com as janelas abertas.

*********************************************************************************

Esta página do site da CEEETA (Centro de Estudos em Economia da Energia dos Transportes e do Ambiente), denominada "Energia para as Escolas", apresenta de uma forma acessível para todos, as formas de energias utilizadas, fósseis e renováveis, os sectores de maior consumo (edifícios e transportes), e maneiras de reduzir os consumos energéticos. Explica também, da mesma forma simples, as alterações climáticas e as novas tecnologias. Destinada para alunos das escolas, é, no entanto, útil para quem quiser começar a perceber este tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário